Sobre o Rio de Janeiro

Cidade Maravilhosa


O Rio de Janeiro, ou simplesmente Rio, é a segunda maior metrópole do Brasil (a primeira é São Paulo), sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os calçadões das praias de Copacabana, Leblon e Ipanema, o Estádio do Maracanã, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba. Por isso e por tanto mais, em 2012, parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar".

Há sempre uma seleção imperdível de programas ao ar livre, passeios por centros culturais, experiências gastronômicas inesquecíveis. Descubra a arquitetura, as belezas naturais e o estilo de vida do povo carioca. A alegria é contagiante, e pode estar nas caminhadas pela orla, nos jogos de vôlei e futevôlei nas areias, nos voos de asa delta ou mesmo nas mesas de bares e rodas de choro. O clima no mês de abril costuma ser ameno, com temperaturas agradáveis.

 

Visite o guia oficial da cidade do Rio de Janeiro: visit.rio

 

Onde ficar

A cidade recebeu com muito sucesso convenções políticas e científicas, além de importantes eventos esportivos e culturais, como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016 e o Rock'n Rio de 2017. Grandes investimentos em transporte e hospedagem para abrigar estes eventos beneficiaram a cidade, que conta hoje com uma boa infraestrutura para receber os turistas. Há opções de hospedagem em todas as faixas de preço pelos arredores de Botafogo e bairros da Zona Sul, onde será realizado o evento. Em breve divulgaremos a lista de hotéis parceiras do HDRio2018.

Transporte

Estações de metrô, ônibus, BRT, VLT e táxis estão localizadas em pontos chave da cidade, ligando aeroportos, rodoviárias, HDRio2018 e principais pontos turísticos do Rio, facilitando o deslocamento. A cidade também possui um sistema de aluguel de bicicletas.

Gastronomia

No Rio de Janeiro a culinária brasileira é muito bem representada. Diversos restaurantes de especialidades regionais estão espalhados por toda a cidade. Dê uma olhada no site http://visit.rio/ para ficar com água na boca.

Pontos turísticos

Faça o seu roteiro passando por alguns locais imperdíveis da cidade. Todos eles são próximos ou bem fáceis de chegar a partir da Zona Sul da cidade, onde será realizado o HDRio2018.


Praias cariocas

O carioca não vive sem praia – seja para mergulhar, tomar sol, jogar bola ou simplesmente servir de cenário para caminhadas, corridas e pedaladas. Não é à toa que aos domingos, quando as pistas da orla de Copacabana, Ipanema e Leblon ficam fechadas para os carros, é intenso o movimento de gente por todos os lados, deixando o asfalto, os quiosques e os calçadões tão concorridos quanto a areia.

Saiba mais

 


Pão de Açúcar

Do alto dos dois morros que compõem este ícone carioca, se descortina uma deslumbrante paisagem da cidade, incluindo a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. O pôr do sol é imperdível.

Saiba mais


Museu do Amanhã

O encontro entre ciência e arte, razão e emoção, linguagem e tecnologia, cultura e sociedade. Ancorada no Pier Mauá, o Museu do Amanhã já faz parte do novo cartão postal do Rio.

Saiba mais

 


Corcovado

Situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros acima do nível do mar, o visual é deslumbrante. Para chegar, há um agradável passeio de trem que, durante vinte minutos, atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo.

Saiba mais


Aquário do Rio

É o maior aquário do Brasil e da América do Sul e está localizado no Porto Maravilha. Cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos que o local abriga.

Saiba mais

 


Santa Teresa

Bairro que lembra um Rio de antigamente, com seu ar bucólico, uma vida cultural rica e os trilhos de um bondinho que ainda circula pelas ladeiras acima. A escadaria é obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, e reúne diversos azulejos de várias partes do Brasil e do mundo.

Saiba mais


Arcos da Lapa

O antigo Aqueduto da Carioca, conhecido como Arcos da Lapa, é um dos cartões postais da cidade, além de ser o símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.

Saiba mais

 


Floresta da Tijuca

Lugar ideal para a prática de atividades físicas, passeios e caminhadas. Pássaros, plantas nativas e árvores frutíferas compõem a flora e a fauna desta que é uma das maiores florestas urbanas do mundo.

Saiba mais


Jardim Botânico

O ano da sua fundação coincide com a chegada da Família Real portuguesa no Brasil: 1808. Além de ser uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, a instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico.

Saiba mais

 


Theatro Municipal

Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

Conheça a programação


Biblioteca Nacional

Considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. Vale a pena uma visita guiada.

Conheça a programação

 


Forte de Copacabana

Localizado no final da Praia de Copacabana, é um local agradável para um passeio de fim de tarde. Abriga o Museu Histórico do Exército e uma filial da famosa confeitaria Colombo.

Conheça a programação


Feira do Lavradio

A Rua do Lavradio abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, e a feira acontece todo primeiro sábado do mês com centenas de barracas de artesanato, antiguidades, acessórios e objetos de decoração.

Saiba mais

 

Além da cidade

Se você tiver tempo e interesse, há muitas outras atrações nos arredores do Rio de Janeiro. São cidades vizinhas a poucos quilômetros que reúnem inúmeras opções de passeio. Vale destacar: Petrópolis, Teresópolis e Itaipava, que são cidades da região serrana, e ainda Búzios, Ilha Grande e Paraty com praias paradisíacas e passeios muito agradáveis.