I Colóquio Internacional Estado, Poder e Sociedade

• I Colóquio Internacional Estado, Poder e Sociedade - 27, 28 e 29 de Outubro de 2021

O I Colóquio Internacional Estado, Poder e Sociedade tem como objetivo maior trazer pesquisadores preocupados com o debate sobre processos históricos fundados na dinâmica entre Estado, Poder e Sociedade através da aplicação de teorias sociais para análise de contextos históricos. A proposta é internacionalizar o debate sobre a importância do estudo teórico para embasar pesquisas empíricas, iluminando as escolhas teórico-metodológicas das pesquisas desenvolvidas, ressaltando a importância da teoria de maneira a instrumentalizar e embasar análises sociais. O colóquio terá como tema o desenvolvimento de pesquisas sobre aparelhos privados de hegemonia e sua influência na construção histórica da relação entre sociedade civil e sociedade política, pensando na chave do conceito de Estado Ampliado de Antonio Gramsci.

O evento é promovido pelo Laboratório de estudos sobre Estado, Poder e Sociedade da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC. Para maiores informações: https://cpdoc.fgv.br/laboratorios/laeps