Experiência Digital

A Experiência Digital permitirá que executivos e profissionais, professores, pesquisadores e alunos, juntos, tenham a oportunidade de ampliar e compartilhar o conhecimento da inovação digital aplicada a negócio, ao elaborarem o modelo de negócio que resolva um desafio empresarial por intermédio da transformação digital.

O modelo de negócio a ser elaborado para resolver o desafio de negócio pela Transformação Digital tem como base conceitual os modelos de Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação e Dimensões da Transformação Digital. Estas bases foram desenvolvidas e têm sido aplicadas com bastante sucesso no Projeto de Transformação Digital do FGVcia. Elas permitem identificar oportunidades de inovação digital vinculadas à realidade das empresas, estabelecer a relação com o desempenho empresarial e obter subsídios para a governança e administração da iniciativa digital das empresas.

Os desafios serão elaborados com base na realidade das empresas neste momento de grande transformação da sociedade, economia e mercado, representando a situação atual das empresas típicas dos principais setores.

Os desafios serão organizados por setores e suas principais características atuais:

Agronegócio

Destaques: Eficiência e qualidade no campo; Integração da cadeia produtiva; Aspectos sociais e ambientais.

O cenário atual do agronegócio é caracterizado pela intensa busca pela EFICIÊNCIA e QUALIDADE no campo, exigidas cada vez mais pelo elevado nível de competitividade nacional e global. Com os novos arranjos e a integração da CADEIA PRODUTIVA do agronegócio, a agricultura moderna necessita de novos patamares de produtividade para atender aos desafios dos ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS.

Cidades Inteligentes

Destaques: Inclusão Social, Mobilidade, Segurança.

As cidades apresentam desafios sociais e econômicos, em especial os grandes centros urbanos, que requerem planejamento e investimentos, inclusive para o uso adequado e inovador de tecnologia. A INCLUSÃO SOCIAL deve garantir acesso à moradia, trabalho e serviços públicos, considerando a necessidade de MOBILIDADE e SEGURANÇA, a todos os níveis socioeconômicos.

Educação

Destaques: Competências para ensinar e a ensinar; Novos perfis e papéis; Acesso e qualidade.

Os novos cenários sociais e profissionais demandarão novas COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR E A ENSINAR, visando formar e preparar os indivíduos para viverem num ambiente de uso intenso de tecnologia. Neste contexto, haverá continuamente o surgimento de NOVOS PERFIS E PAPÉIS dos atores envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. Os desafios de educação que se apresentam exigem explorar e incorporar novos modelos, para transformar e prover ACESSO E QUALIDADE da educação para todos os setores da sociedade.

Financeiro

Destaques: Confiança, Modelos de Economia, Democratização.

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as operações são realizadas de qualquer lugar e a qualquer momento, a CONFIANÇA torna-se essencial nas transações; ou seja, garantir que as operações financeiras sejam realizadas com segurança, autenticidade e privacidade. Estes aspectos são fundamentais para viabilizar e sustentar novos MODELOS DE ECONOMIA (tradicional e compartilhada), considerando as regulações vigentes em cada mercado, contribuindo para a inclusão e DEMOCRATIZAÇÃO financeira ao mesmo tempo que promove a escalabilidade.

Indústria

Destaques: Excelência operacional; Experiência versus propriedade; Flexibilidade.

Os clientes da indústria estão mais exigentes, buscando soluções com agilidade, personalização, praticidade e confiabilidade. Neste contexto, ganha destaque o debate sobre EXPERIÊNCIA VERSUS PROPRIEDADE, exigindo FLEXIBILIDADE na criação de produtos e na sua forma de produção, sem prescindir de EXCELÊNCIA OPERACIONAL com alta disponibilidade e longevidade de ativos.

Saúde

Destaques: Qualidade, Colaboração e Impacto Social.

A sociedade tem buscado por QUALIDADE nos atendimentos, com confiabilidade, agilidade e segurança associados à privacidade, precisão e prontidão nos serviços prestados. Este cenário requer constante COLABORAÇÃO entre os atores e dos atores com a sociedade. No contexto social atual com acessos distintos, o tamanho, o crescimento e o envelhecimento populacional, intensificam a demanda por atendimentos potencialmente escaláveis e replicáveis, capazes de potencializar e democratizar o IMPACTO SOCIAL das ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças.

Varejo

Destaques: Experiência, Logística, Conhecimento.

Na sociedade em que vivemos, com consumidores cada vez mais exigentes e mercados mais competitivos, aumenta o valor do CONHECIMENTO amplo que se tem dos clientes, proporcionando uma EXPERIÊNCIA singular a cada visita às suas lojas físicas e digitais. Neste contexto, exigem-se sistemas integrados, inteligentes e maior agilidade LOGÍSTICA com fornecedores e agentes governamentais, que permitam obter resultados mais significativos para o negócio.

As inscrições para a Experiência Digital podem ser feitas individualmente ou em grupo. Na inscrição individual, o participante indicará a sua área de conhecimento e experiência, e área de desafio pretendida, sendo então alocado pela organização do CTD 2018 a um grupo com outros participantes. Na inscrição em grupo, os participantes indicarão as suas áreas de conhecimento e experiência, e área de desafio pretendida. Cada grupo deverá ter de 4 (quatro) a 6 (seis) participantes e poderá ter até metade de seus integrantes de uma mesma empresa.

As soluções devem ser elaboradas, em grupos, nos ambientes indicados no CTD 2018, que terão a infraestrutura necessária e igual para todos os grupos. Os modelos de negócios propostos podem conter protótipos das soluções digitais que compõem a solução dos desafios, mas não é condição imprescindível.

Critérios de avaliação:

1) capacidade de resolver o desafio;

2) grau de inovação digital aplicada;

3) vínculo com a realidade da empresa;

4) impacto previsto no desempenho empresarial;

5) subsídios para governança e administração da iniciativa digital;

6) aderência aos modelos da base conceitual; e

7) aproveitamento de conteúdo acadêmico

As soluções têm que ter total aderência aos modelos da base conceitual Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação e Dimensões da Transformação Digital. O aproveitamento de conteúdo acadêmico científico disponível no CTD 2018 será amplamente valorizado.

O Comitê de Avaliação das soluções da Experiência Digital será composto por executivos do Comitê de Executivos e do Clube de Empresas Parceiras do FGVcia, e por professores da FGV EAESP.

As soluções vencedoras receberão menção honrosa e serão publicadas no site do CTD 2018.

A agenda da Experiência Digital é a seguinte:

05/12/2018, das 10 às 12 horas: divulgação dos desafios.

05/12/2018, às 12 horas: início da elaboração das soluções.

06/12/2018, às 12 horas: término e entrega das soluções.

06/12/2018, das 14 às 16 horas: apresentação das soluções.

06/12/2018, às 17 horas: anúncio e premiação dos vencedores.