A 6ª Conferência Global sobre Pesquisa em Transparência recebe propostas para painéis, trabalhos individuais, posters e mesas-redondas, entre outros formatos possíveis. Todas as propostas estarão sujeitas à uma primeira rodada de blind review por dois avaliadores, e uma segunda rodada de revisão pelo Comitê Consultivo da Conferência (TBA).
Medindo a transparência: Impacto, Conformidade e Implementação
Como as politicas de transparência afetam a qualidade de organizações e a experiência dos cidadãos? Até que ponto os governos, corporações e outros tipos de entidades estão se esforçando para implementar políticas de transparência e cumpri-las? Para melhor ou pior, as políticas precisam ser medidas para serem levadas a sério neste mundo da informação. No entanto ainda restam dúvidas se temos "métricas" válidas e confiáveis de transparência, muito menos se as métricas podem ser aplicadas em diferentes contextos políticos ou organizacionais. Será que deveríamos "metrificar" alguns aspectos da transparência? A Conferência Global sobre Pesquisa em Transparência deste ano convida os pesquisadores a analisar medidas existentes de transparência, apresentar suas próprias medidas ou usar dados de transparência para avaliar o desempenho das organizações e o empoderamento das principais partes interessadas no acesso e uso de informações transparentes. A conferência abrange avaliações qualitativas e quantitativas de todos os tipos de transparência, desde dados abertos à transparência ativa e passiva, e uma ampla gama de assuntos, de negócios e finanças, política e direito, à vigilância e inteligência artificial.
Videos
Boas-vindas e Instruções Gerais
- Acesso à FGV: tome a precaução de chegar cedo no primeiro dia (26 de Junho) para a Acreditação. Você vai precisar de uma cópia do seu passaporte para receber um cartão que dá acesso aos prédios da FGV. Por favor, lembre de trazê-lo.
- Vestuário: a FGV tem regras estritas de vestuário em suas premissas, a entrada não será permitida quando vestindo shorts e chinelos.
- Pontualidade: o evento contará com uma longa série de atividades, por isso esperamos que os participantes respeitem a agenda prevista no programa do evento.
- Opções de almoço: não existem opções de almoço dentro da FGV, então os participantes terão de ir aos restaurantes ao redor. Nós acordamos descontos com ótimos restauranets próximos; você pode encontrar os endereços nos flyers em sua mochila.
- Festa: teremos uma festa no Rio Scenarium, um bar e resturante numa mansão cheia de antiguidades localizada numa região antiga do Rio. Se deseja participar, favor visitar o site da Conferência e comprar seu ticket até 25 de Junho.
Recomendações para Apresentadores e Moderadores
- Leia os papers e prepare suas questões: esteja preparado para os painéis lendo os papers com antecedência e escrevendo as dúvidas e comentários que você possa ter.
- Guie e discipline os participantes: sugerimos que os moderadores entrem em contato com os apresentantes e os informem a respeito da estrutura dos painéis.
- Priorize o engajamento do público: procure incentivar o engajamento do público com os participantes durante e após as apresentações, garantindo tempo para questões e comentários.
- Ajude os participantes a se engajarem uns com os outros: faça os participantes lerem os papers uns dos outros e pense em possíveis conexões de forma a promover uma discussão significativa.
Instituições Anfitriãs
FGV DIREITO RIO e EBAPE
A Fundação Getulio Vargas, as Escolas de Administração (FGV-EBAPE) e de Direito (FGV-Direto Rio) serão co-anfitriãs da conferência em colaboração com o Columbia Global Center | Rio de Janeiro.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma Universidade e think tank com sede no Rio de Janeiro, com 70 anos de história. Criada em 1944 para preparar os estudantes para o serviço público profissional, a FGV é a primeira e mais prestigiada escola de administração do país. A Universidade expandiu seu ensino e pesquisa para se concentrar não apenas na administração pública, mas também na administração de empresas, nas ciências sociais (História, Relações Internacionais, Sociologia), Economia, ciência de dados e Direito. Os principais campi da FGV estão no Rio de Janeiro e São Paulo, com uma grande presença online e campi satélites em todo o Brasil. O Índice Global dos Melhores Centros de Estudos classifica a FGV como o 7º melhor centro de estudo do mundo e, como universidade, o índice do New York Times “O que o mercado de trabalho quer” classifica a FGV em 95º lugar entre 150.
Columbia Global Centers | Rio de Janeiro
O Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, é um centro para os programas e iniciativas de Columbia relevantes para o Brasil. Estabelecido em 2013, o Centro contribui para o ambiente acadêmico e de pesquisa do Brasil, ao mesmo tempo em que permite que os membros da comunidade da Universidade de Columbia expandam seus conhecimentos e explorem oportunidades acadêmicas no Brasil. O Centro trabalha em colaboração com universidades locais, organizações não-governamentais e instituições públicas para desenvolver programas transversais e inovadores que visam melhorar a compreensão dos desafios globais através de uma perspectiva transdisciplinar, transcultural e aplicada. Eventos, palestras e seminários contínuos organizados pelo Centro formam uma comunidade ativa e engajada de ex-alunos, estudantes e professores locais e internacionais. O Centro promove a Universidade de Columbia no Brasil, criando oportunidades para que a comunidade acadêmica interaja com uma base local de parceiros. Mais importante, colabora em projetos que conectam a sociedade civil, a academia e os governos na busca de soluções para os desafios mais urgentes do mundo.
Comitês
Comitê Executivo Permanente
Albert Meijer, University of Utrecht
Suzanne Piotrowski, Rutgers University
Alasdair Roberts, University of Massachusetts, Amherst
Jean-Patrick Villeneuve, Università della Svizzera Italiana
Secretários-geral da Conferência
Gregory Michener, FGV EBAPE
Michael Freitas Mohallem, FGV DIREITO RIO
Conselho Consultivo
Daniel Berliner, London School of Economics
Maria Cucciniello, Bocconi University
Gisele Craveiro, Universidade de São Paulo
Albert Meijer, University of Utrecht
Suzanne Piotrowski, Rutgers University
David Pozen, Columbia Law School Sharma Prashant, World Bank
Paolo de Renzio, International Budget Partnership
Alasdair Roberts, University of Massachusetts
Renato Rocha, FGV EMAP
Fabrizio Scrollini, Open Data Latin American Initiative
Eduardo Bertoni, Palermo University Law School
Aarti Gupta, Wageningen University
Jean-Patrick Villeneuve, Università della Svizzera italiana