O Congresso de Transformação Digital admite quatro tipos de artigos científicos divididos em duas categorias: Artigo Científico e Artigo Aplicado. Para cada categoria, são admitidos dois tipos de artigos, divididos em função do grau de maturidade em que se encontra a análise científica. Artigos completos são apresentados no formato de 16 páginas e os artigos em desenvolvimento são propostos em 8 páginas. Os formatos de submissão são:
Trabalhos Aplicados: os aplicados ao negócio, que narram os desafios práticos e casos de aplicação de transformação digital, em dois formatos possíveis:
Caso de aplicação de Transformação Digital: neste formato enquadram-se os artigos que visam descrever procedimentos, barreiras, dificuldades, ou resultados da aplicação de Tecnologia da Informação em Organizações. O número máximo de páginas nesse formato é de 16 páginas.
Critérios de avaliação:
1) adequação e completude da análise da implementação;
2) originalidade e/ou inovatividade da implementação;
3) replicabilidade da implementação e/ou dos conhecimentos gerados; e
4) potencial de estimular implantações futuras.
Identificação de oportunidade de Transformação Digital: neste formato enquadram-se os artigos que visam apresentar oportunidades e potencialidades da Transformação Digital, suas tecnologias e/ou procedimentos, resultados ou dificuldades potenciais e que possam ser antevistas em Organizações ou Setores da Economia. O número máximo de páginas nesse formato é de 8 páginas.
Critérios de avaliação:
1) potencial de promover o debate e despertar o interesse na implementação;
2) adequação e completude da análise visando a implementação;
3) potencial de estimular implantações futuras.
Trabalhos Científicos: os que apresentem e discutam os avanços acadêmicos envolvidos nas temáticas relacionadas com a transformação digital:
Trabalhos científico completo: neste formato, enquadram-se os artigos que são resultados de pesquisas terminadas e apresentando seus resultados empíricos e/ou teóricos. O número máximo de páginas nesse formato é de 16 páginas.
Critérios de avaliação:
1) clareza do título e resumo;
2) relevância prática do tema conforme compreendido pelo seu resumo e introdução;
3) qualidade da síntese da literatura relevante para o tema;
4) argumentação suportada por coerência, evidência e lógica;
5) contribuição teórica, com base na discussão e conclusões;
6) fluidez geral e correção do texto.
Projeto ou pesquisa em andamento: neste formato, enquadram-se os artigos que são projetos de pesquisa ou pesquisas em andamento, para as quais ainda não há resultados empíricos e/ou teóricos completos, mas que contenham propostas relevantes para discussão. O número máximo de páginas nesse formato é de 8 páginas.
Critérios de avaliação:
1) potencial de promover o debate e despertar o interesse no tópico;
2) potencial de oferecer contribuição para o campo teórico da área;
3) potencial de estimular pesquisas futuras.
Submissão e Avaliação dos Trabalhos
O processo de avaliação dos trabalhos é anônima (blind review). Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois membros. Em caso de discrepâncias na avaliação, um terceiro membro será designado.
Os melhores artigos, aplicados ou científicos, poderão ser considerados para fast-track nos principais periódicos brasileiros.
Detalhes sobre a submissão e formatos devem seguir o modelo CTD_2018_modelo para submissão
Antes de efetuar a submissão, verifique se seu artigo atende aos requisitos de formatação. Uma forma rápida de adequar a formatação é usar a folha de estilos do congresso.
1) Certifique-se de usar a folha de estilos do congresso.
2) Tamanho de folha: A4
3) Margens: Superior e esquerda: 3cm; Inferior e direita: 2cm. Note que as figuras e tabelas não devem ultrapassar essas margens.
4) Tipo de letra: Times New Roman 11 no texto normal; Título em Times New Roman 16 e negrito; parágrafo com espaço simples, justificado.
5) Não esqueça de identificar o tipo de artigo. Neste congresso há quatro tipos: (1) Artigo aplicado – Caso de Aplicação; (2) Artigo aplicado – Identificação de oportunidade; (3) Artigo Científico Completo e (4) Projeto ou Pesquisa em Andamento. Não se esqueça de remover os tipos de artigo que não correspondem ao tipo de seu artigo.
4) Remova todas as partes marcadas em amarelo. Elas servem apenas como guias de formato.
5) Não coloque nomes de autores. Essa informação será adicionada posteriormente, caso o artigo seja aceito.
6) O Resumo deve constar do artigo, mas também será submetido em separado.
7) Não se esqueça de informar o título resumido no cabeçalho do artigo.
8) Não inclua espaços no início do parágrafo.
9) Os cabeçalhos de seções são Arial 14, negrito.
10) O artigo pode ter figuras e tabelas. São consideradas tabelas quais arranjos de números e/ou letras em colunas e linhas. Não altere o tamanho dos caracteres dos conteúdos das tabelas, que deve ser Times New Roman, 11. A primeira linha das tabelas (cabeçalho) pode ser apresentada em negrito.
11) As referências devem estar em ordem alfabética, e o formato é APA.
12) O tamanho do artigo depende do tipo e formato de submissão, conforme abaixo:
Artigo Aplicado |
Caso de aplicação de Transformação Digital 16 páginas |
Caso de aplicação de Transformação Digital 8 páginas |
Artigo Científico |
Artigo científico completo 16 páginas |
Projeto ou pesquisa em andamento 8 páginas |
Para submeter seu trabalho, clique aqui.