Experiência Digital

A Experiência Digital permitirá que executivos e profissionais, professores, pesquisadores e alunos, juntos, tenham a oportunidade de ampliar e compartilhar o conhecimento da inovação digital aplicada a negócio, ao elaborarem o modelo de negócio que resolva um desafio empresarial por intermédio da transformação digital.

O modelo de negócio a ser elaborado para resolver o desafio de negócio pela Transformação Digital tem como base conceitual os modelos de Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação e Dimensões da Transformação Digital. Estas bases foram desenvolvidas e têm sido aplicadas com bastante sucesso no Projeto de Transformação Digital do FGVcia. Elas permitem identificar oportunidades de inovação digital vinculadas à realidade das empresas, estabelecer a relação com o desempenho empresarial e obter subsídios para a governança e administração da iniciativa digital das empresas.

Os desafios serão elaborados com base na realidade das empresas neste momento de grande transformação da sociedade, economia e mercado, representando a situação atual das empresas típicas dos principais setores.

Os desafios serão organizados por setores e suas principais características atuais:

 

Agronegócio

 

EFICIÊNCIA e QUALIDADE; AGRICULTURA SUSTENTÁVEL; DEFESA AGRÍCOLA

Atualmente o agronegócio é caracterizado pela intensa busca pela EFICIÊNCIA e QUALIDADE no campo, exigidas cada vez mais pelo elevado nível de competitividade nacional e global, buscando inclusive uma maior inclusão do pequeno produtor com ênfase na AGRICULTURA SUSTENTÁVEL. O setor trabalha para combater os problemas fitossanitários na agropecuária e o controle de pragas das lavouras buscando a DEFESA AGRÍCOLA.

 

Cidades Inteligentes

 

INCLUSÃO SOCIAL; MOBILIDADE; SEGURANÇA

As cidades apresentam desafios sociais e econômicos, em especial os grandes centros urbanos, que requerem planejamento e investimentos, inclusive para o uso adequado e inovador de tecnologia. A INCLUSÃO SOCIAL busca promover acesso à moradia, ao trabalho e aos serviços públicos, considerando a necessidade de MOBILIDADE e SEGURANÇA, a todos os níveis socioeconômicos.

 

Educação

 

COMPETÊNCIAS para ENSINAR e a ENSINAR; NOVOS PERFIS e PAPÉIS; ACESSO e QUALIDADE

Os novos cenários sociais e profissionais demandarão novas COMPETÊNCIAS para ENSINAR e a ENSINAR, visando formar e preparar os indivíduos para viverem num ambiente de uso intenso de tecnologia. Neste contexto, haverá continuamente o surgimento de NOVOS PERFIS e PAPÉIS dos atores envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. Os desafios de educação que se apresentam exigem explorar e incorporar novos modelos, para transformar e prover ACESSO e QUALIDADE da educação para todos os setores da sociedade.

 

Financeiro

 

DESINTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA; PERSONALIZAÇÃO; PREVENÇÃO DE FRAUDES

A dinâmica do mundo moderno tem pressionado o setor financeiro por agilidade e, através da DESINTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA, oferecer produtos e serviços de novas formas, por novos canais, minimizando impacto e custo, impulsionado pela entrada de concorrentes vindos de outros segmentos. Para atrair e reter clientes, que estão mais exigentes, o setor financeiro precisa prover PERSONALIZAÇÃO nas soluções oferecidas. As instituições devem trabalhar ativamente na PREVENÇÃO DE FRAUDES, utilizando as tecnologias disponíveis para analisar informações de diversas fontes e garantir a veracidade dos dados, garantindo confiabilidade, segurança e compliance.

 

Indústria

 

EXPERIÊNCIA versus PROPRIEDADE; FLEXIBILIDADE; EXCELÊNCIA OPERACIONAL

Os clientes da indústria estão mais exigentes, buscando soluções com agilidade, personalização, praticidade e confiabilidade. Neste contexto, ganha destaque o debate sobre EXPERIÊNCIA versus PROPRIEDADE, exigindo FLEXIBILIDADE na criação de produtos, na forma de produção, logística e comercialização, sem prescindir de EXCELÊNCIA OPERACIONAL com alta disponibilidade e longevidade de ativos.

 

Saúde

 

QUALIDADE; SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA; IMPACTO SOCIAL

A sociedade busca por QUALIDADE nos atendimentos, com confiabilidade, agilidade e segurança associados à privacidade, precisão e prontidão nos serviços prestados. Esta demanda está inserida em um contexto com acessos distintos, atuação de múltiplos atores e com o aumento e envelhecimento populacional, gerando uma pressão por manter a SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA nos segmentos público e privado da saúde. Tal cenário intensifica a necessidade de atendimentos escaláveis e replicáveis, capazes de potencializar e democratizar as ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, visando gerar um IMPACTO SOCIAL positivo como um todo.

 

Varejo

 

CONHECIMENTO; EXPERIÊNCIA; LOGÍSTICA

Na sociedade em que vivemos, com consumidores cada vez mais exigentes e mercados mais competitivos, aumenta o valor do CONHECIMENTO amplo que se tem dos clientes, proporcionando uma EXPERIÊNCIA singular a cada visita às suas lojas físicas e digitais. Neste contexto, exigem-se sistemas integrados, inteligentes e maior agilidade LOGÍSTICA com fornecedores e agentes governamentais, que permitam obter resultados mais significativos para o negócio.

 

Temas Emergentes

 

ECONOMIA CIRCULAR; NECESSIDADES ESPECIAIS; INOVAÇÃO SOCIAL

A sociedade está cada vez mais consciente e empenhada em tratar temas emergentes que visam o bem-estar de todos no presente e no futuro, e que devem considerar o uso da inovação e transformação digital para serem viabilizados. O aproveitamento dos materiais e produtos utilizados pela ECONOMIA CIRCULAR pode gerar grandes ganhos e evitar desperdício. A inclusão e a participação ativa das pessoas com NECESSIDADES ESPECIAIS em todos os papéis da sociedade e da economia é um desafio e uma responsabilidade de todos. O uso de inovação digital na INOVAÇÃO SOCIAL pode contribuir para a solução de problemas nos mais diversos contextos.

 

Critérios de avaliação:

1) capacidade de resolver o desafio;

2) grau de inovação digital aplicada;

3) vínculo com a realidade da empresa;

4) impacto previsto no desempenho empresarial;

5) subsídios para governança e administração da iniciativa digital;

6) aderência aos modelos da base conceitual; e

7) aproveitamento de conteúdo acadêmico

 

As soluções têm que ter total aderência aos modelos da base conceitual Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação e Dimensões da Transformação Digital. O aproveitamento de conteúdo acadêmico científico disponível no CTD 2019 será amplamente valorizado.

O Comitê de Avaliação das soluções da Experiência Digital será composto por executivos do Comitê de Executivos e do Clube de Empresas Parceiras do FGVcia, e por professores da FGV EAESP.

As soluções vencedoras receberão menção honrosa e serão publicadas no site do CTD 2019.

A agenda da Experiência Digital é a seguinte:

28/11/2019, das 8 às 10 horas: divulgação dos desafios.

28/11/2019, às 10 horas: início da elaboração das soluções.

29/11/2019, às 9 horas: término e entrega das soluções.

29/11/2019, das 9 às 11 horas: apresentação das soluções.

29/11/2019, às 12 horas: anúncio e premiação dos vencedores.