Experiência digital

 

A Experiência Digital permitirá que executivos e profissionais, professores, pesquisadores e alunos, juntos, tenham a oportunidade de ampliar e compartilhar o conhecimento da inovação digital aplicada a negócio, ao elaborarem o modelo de negócio que resolva um desafio empresarial por intermédio da transformação digital.

O modelo de negócio a ser elaborado para resolver o desafio de negócio pela Transformação Digital tem como base conceitual os modelos de Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação e Dimensões da Transformação Digital. Estas bases foram desenvolvidas e têm sido aplicadas com bastante sucesso no Projeto de Transformação Digital do FGVcia. Elas permitem identificar oportunidades de inovação digital vinculadas à realidade das empresas, estabelecer a relação com o desempenho empresarial e obter subsídios para a governança e administração da iniciativa digital das empresas.

Os desafios serão elaborados com base na realidade das empresas neste momento de grande transformação da sociedade, economia e mercado, representando a situação atual das empresas típicas dos principais setores.

Os desafios serão organizados por setores e suas principais características atuais:

 

Agronegócio

Cada vez mais o agronegócio é caracterizado pela intensa busca da EFICIÊNCIA e QUALIDADE no campo. Há um nível elevado de competitividade nacional e global, que incentiva cada vez mais o mercado a avançar na inovação e transformação do setor. Adicionalmente, elevar a eficiência pode ser paradoxal ao desenvolvimento de uma AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, o que torna esse tema também importante, trazendo à tona discussões como responsabilidade ambiental, social e governança. Outro desafio do setor é a demanda por um cuidado cada vez maior com a transparência e SEGURANÇA ALIMENTAR, impulsionado pelas exigências de consumidores e investidores no contexto pós-pandemia.

 

Cidades Inteligentes

As cidades apresentam desafios sociais e econômicos, em especial os grandes centros urbanos, que requerem planejamento e investimentos, inclusive para o uso adequado e inovador de tecnologia. Entretanto, produtos, serviços e processos inovadores ligados à tecnologia podem trazer impactos negativos à sociedade, aumentando as desigualdades socioeconômicas. Assim, o planejamento eficiente de uma cidade inteligente deve considerar a DIVERSIDADE TERRITORIAL das cidades, visar o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL, sem perder de vista o USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS.

 

Educação

As mudanças no cenário mundial e o processo de transformação digital continuam impondo grandes desafios ao sistema educacional. Mesmo com todo o investimento em tecnologia realizado pelas instituições de ensino, inclusive no abrandamento da pandemia e no retorno as aulas presenciais, o setor educacional continua exposto a um cenário de muita incerteza. A INTEGRAÇÃO ENTRE PRESENCIAL E DIGITAL é uma possibilidade real, porém existe o desafio tecnológico de compatibilizar e equilibrar esses ambientes. A oferta de MÚLTIPLOS MEIOS DE APRENDIZAGEM gerou dúvidas quanto a melhor maneira de aplicá-los para cada contexto. O setor tem condições de propiciar uma educação com mais QUALIDADE E ACESSO, buscando diminuir as diferenças socioeconômicas.

 

Financeiro

O setor financeiro está sendo pressionado a oferecer formas de promover inclusão, agilidade, flexibilidade e facilidade para as pessoas e, através de uma EXPERIÊNCIA OMNICHANNEL, prover uma jornada com acesso de novas formas e canais. Para atender as necessidades de clientes cada vez mais presentes em plataformas digitais, o mercado exerce demanda por soluções, produtos e serviços com FOCO NO CLIENTE, utilizando as várias fontes de dados disponíveis. Em um ambiente hiperconectado, todas as dimensões de SEGURANÇA precisam ser revisadas, e os processos adequados a essa realidade.

 

Indústria

Estamos vivendo um período de mudanças tecnológicas sem precedentes, tanto em termos de extensão, quanto em velocidade de mudança. As tecnologias digitais estão redefinindo a forma de se produzir, bem como o perfil do uso e da demanda das pessoas por novos produtos. A profunda crise global sanitária e as metas de sustentabilidade ambiental acrescentam a esse cenário, níveis ainda maiores de incerteza, para além de inúmeros impactos aos negócios, como a escassez de insumos e a necessidade de adequações de modelos de negócios, processos e tecnologias, exigindo da indústria maior AGILIDADE, ADAPTAÇÃO e RESILIÊNCIA para que sejam capazes de responder às mudanças e ameaças desse novo ambiente de negócio.

                     

Saúde

A atenção em saúde exige confiabilidade, agilidade, precisão e prontidão de diferentes ECOSSISTEMAS interdependentes, possibilitando o estabelecimento de ações conjuntas de criação de valor para o setor. Com uma demanda marcada pelo crescente aumento de usuários e suas distintas necessidades, a busca pela SUSTENTABILIDADE torna-se imprescindível para a manutenção e continuidade dos serviços providos envolvendo os ecossistemas. Ao mesmo tempo, fazem-se necessárias ações potencialmente escaláveis e replicáveis, que garantam o ACESSO às iniciativas de promoção da saúde, manutenção dos tratamentos e prevenção de riscos e doenças.

 

Temas Emergentes

Objetivando suprir os principais desafios ambientais, políticos e econômicos dos dias atuais, a Conferência das Nações Unidas determinou um conjunto de objetivos a serem alcançados. As tecnologias digitais podem ser importantes viabilizadoras dessa realidade. Seja na PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, no fomento ao EMPREENDEDORISMO E PEQUENOS NEGÓCIOS ou na geração de  soluções para ORGANIZAÇÕES E INDIVÍDUOS. Seu uso, no entanto, permanece um desafio para instituições públicas e privadas. 

 

Varejo

Exposto à maior crise de saúde do século, o varejo nacional viu o processo crescente de transformação tornar-se ainda mais acelerado. A necessidade de integração entre sistemas dos participantes da cadeia de suprimentos e a otimização de seus processos, exige maior TRANSPARÊNCIA nas suas relações. A nova realidade do mercado exige cada vez mais SENSIBILIDADE dos varejistas para compreender as necessidades e exigências do consumidor e os novos comportamentos de consumo. A responsabilidade pela adoção de PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS torna-se uma necessidade imperativa para todos os atores do mercado, tendo o varejo importância significativa nesse contexto.

 

Critérios de avaliação:

 

1) capacidade de resolver o desafio;

2) grau de inovação digital aplicada;

3) vínculo com a realidade da empresa;

4) impacto previsto no desempenho empresarial;

5) subsídios para governança e administração da iniciativa digital;

6) aderência aos modelos da base conceitual; e

7) aproveitamento de conteúdo acadêmico

 

As soluções têm que ter total aderência aos modelos da base conceitual Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação e Dimensões da Transformação Digital. O aproveitamento de conteúdo acadêmico científico disponível no CTD 2021 será amplamente valorizado.

O Comitê de Avaliação das soluções da Experiência Digital será composto por executivos do Comitê de Executivos e do Clube de Empresas Parceiras do FGVcia, e por professores da FGV EAESP.

As soluções vencedoras receberão menção honrosa e serão publicadas no site do CTD 2021.

 

A agenda da Experiência Digital é a seguinte:

 

16/11/2021, das 13 às 14 horas: divulgação dos desafios.

16/11/2021, às 14 horas: início da elaboração das soluções.

17/11/2021, às 13 horas: término e entrega das soluções.

17/11/2021, das 14 às 15 horas: apresentação das soluções.

17/11/2021, às 16 horas: anúncio e premiação dos vencedores.