Organizador

O Núcleo de Estudos Brasil-China da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) surgiu em outubro de 2017 para desenvolver pesquisas e estudos sobre as relações sino-brasileiras e sobre a cultura jurídica chinesa e seus desdobramentos no relacionamento jurídico-diplomático dos dois países.

O Núcleo é vinculado ao Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da FGV Direito Rio e foi estabelecido em um contexto de ascensão da China como a segunda maior economia do mundo e como o maior parceiro comercial do Brasil e da América do Sul. Esse panorama resultou em desdobramentos no relacionamento jurídico-diplomático entre os países envolvidos e impôs o desafio de se produzir conhecimento sofisticado sobre a cultura jurídica chinesa, conhecimento esse que emerge como fundamental diante do novo status econômico do gigante asiático e de seu modelo de governança, tanto no âmbito da estrutura governamental quanto da empresarial.

Atualmente, o Núcleo possui uma equipe fixa, composta por seu Coordenador e por dois Pesquisadores Bolsistas, que lideram a organização do evento. Em caso de dúvidas, pedimos gentilmente que entrem em contato com eles, a partir dos e-mails disponíveis abaixo.

 

Evandro M. de Carvalho é Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além de coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China e professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), atua como editor-chefe da revista China Hoje; consultor do China Desk do Veirano Advogados; árbitro da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem; professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF); e coordenador do Núcleo de Estudos dos Países BRICS desta mesma instituição. Foi, ainda, pesquisador sênior da Universidade de Finanças e Economia de Shanghai (SHUFE), com o apoio da China Scholarship Council em conjunto com a Organização dos Estados Americanos (Programa OEA-CSC, 2012-2014); professor visitante do Center for BRICS Studies da Fudan University (2014-2015), em Shanghai; e professor visitante na Shanghai University, no âmbito do Programa de Recrutamento de Especialistas Estrangeiros (2015-2017). Em fevereiro de 2015, foi um dos 60 especialistas estrangeiros convidados a participar da “Reunião de Consulta de Especialistas Estrangeiros” com o Premier LI Keqiang. Em 2016, participou do Programa de Jovens Líderes da América Latina, um projeto lançado pelo presidente Xi Jinping em 2015 durante o Fórum China-CELAC. Em 2018, foi selecionado para o Programa de Visitas para Jovens Sinólogos, promovido pelo Ministério da Cultura e Turismo da China e pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) e organizado pelo Centro Internacional de Comunicação Cultural da China e pela Universidade de Língua e Cultura de Pequim (BLCU). E-mail: evandro.carvalho@fgv.br.

 

Daniel Veras é Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além de Pesquisador Doutor do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, atua no Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (NEPUR) da PUC-SP, bem como faz parte do corpo docente do Curso de Verão de Sociologia e Filosofia promovido pela China University Summer Schools Association/Shanghai Normal University (CUSSA/SNU). Foi, ainda, pesquisador da Prefeitura de Santo André e professor de Estudos Brasileiros na Hubei University, onde estabeleceu intercâmbios culturais e educacionais entre Brasil e China por meio de uma parceria entre o Instituto Confúcio e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). E-mail: daniel.veras@fgv.br.

 

Pedro Steenhagen é Doutorando em Política Internacional pela 复旦大学 (Fudan University), com bolsa integral do China Scholarship Council (CSC); Mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio); Especialista em Relações Internacionais pelo Clio Internacional/Faculdade Damásio; e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Além de Pesquisador Mestre do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, atua como joint research fellow no Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da 西南科技大学 (Southwest University of Science and Technology) e editor-chefe na Observa China. Foi, ainda, pesquisador visitante do Centro de Estudos Asiáticos da Universidade de Aveiro (DCSPT/UA), pesquisador do Laboratório de Financiamento e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (LACID) do BRICS Policy Center e estudante avançado, com bolsa integral do Governo de Shanghai, da 2018 Shanghai Summer School (BRICS Program) da 复旦大学 (Fudan University). E-mail: pedro.steenhagen@fgv.br.

 

Ademais, para a organização do seminário, o Núcleo também conta com dois colaboradores.

 

Mariana Rodrigues é Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Além de Colaboradora do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, ela é Assistente Diplomática da Embaixada da República Popular da China no Brasil e Anfitriã no podcast China Flexpat.

 

Luan Camargo é Mestre em Direito (LL.M.) pela Renmin University of China e Bacharel em Direito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Além de Colaborador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, faz parte da Diretoria do Foro Brasil China, é membro do Asia GT (Grupo de Trabalho) do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI), consultor da Assistencial Consulting e co-fundador e sócio da Elevential IT Consulting.