Palestrantes

Cristiana Serejo (Museu Nacional/UFRJ)

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado (1 ano) no Australian Museum (2004). Atualmente é Professora Associada IV do Museu Nacional/UFRJ e curadora sênior da Coleção de Crustacea. Desde 2000 é membro da Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC) e na última eleição (2017) passou a fazer parte da diretoria da SBC. Tem experiência na área de Zoologia atuando principalmente em sistemática e evolução de Crustacea, com ênfase na Superordem Peracarida (Amphipoda, Isopoda, Cumacea e Tanaidacea). Atua como editora de alguns grupos de Amphipoda do World Register of Marine Species (http://www.marinespecies.org/). Desde maio de 2018 é Editora Associada dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Em março de 2018 assumiu a posição de Vice-Diretora do Museu Nacional/UFRJ com mandato de 4 anos. 

Edmundo Pereira (Museu Nacional/UFRJ)

Edmundo Pereira. Antropólogo e Etnomusicólogo. Doutor em Antropologia Social peloPPGAS/MN/UFRJ. Atualmente, é professor associado do DA/MN/UFRJ. Pesquisador colaborador do Setor de Etnologia e Etnografia (MN/UFRJ). Membro do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED/MN/UFRJ) e do Grupo de Estudos Sobre Cultura Popular (GECP/UFRN). Co-editor da Coleção Documentos Sonoros do Museu Nacional. Atual Chefe de Departamento de Antropologia (2017-2018). Atua principalmente nos seguintes campos de investigação: etnologia indígena, etnicidade, etnomusicologia, cultura popular e patrimonialização, história da antropologia.

Ricardo Marroquim (LCG/COPPE/UFRJ)

Ricardo Marroquim é Professor Associado do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Recebeu o título de mestrado em 2005 e de doutorado em 2008 pela mesma instituição, e em 2009 foi um ERCIM Posdoc Fellow no Visual Computing Lab no CNR-Pisa. Desde 2010 realiza pesquisas na aplicação de computação gráfica na área de bens culturais, e mais recentemente na área de neuro-informática.

Roberta Zanatta  (Brasiliana Fotográfica/Instituto Moreira Salles)

Responsável pelo gerenciamento e difusão dos acervos fotográficos em Banco de Dados do Instituto Moreira Salles. É mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela UERJ. Trabalhou em projetos de organização de acervos junto ao setor audiovisual do FGV CPDOC; e ao Departamento de Arquivo e Documentação da COC-Fiocruz. De 2008 a 2012, coordenou o setor iconográfico do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ). Em 2012, passou a integrar a equipe da área de fotografia do Instituto Moreira Salles, trabalhando na gestão de seu banco de dados e na difusão de seu acervo.

Rafael Zamorano (Pesquisador do Museu Histórico Nacional)

Doutor em História Social/UFRJ, é responsável pelo Núcleo de Pesquisa do Museu Histórico Nacional (Nupes/MHN) e editor desde 2007 dos Anais do Museu Histórico Nacional. É professor colaborador do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz) e como professor do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/Unirio). Desde 2018, é coordenador do Programa PIBIC (CNPq/IBRAM).

Sergio Branco

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV-Rio e em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro.

página pessoal: http://sergiobrancojr.blogspot.com/

Martina Spohr (FGV CPDOC)

Doutora em História Social pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora de Ensino de Graduação da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas – RJ, onde já atuou como Coordenadora da Documentação e de projetos de digitalização e difusão do acervo do FGV CPDOC.

Daniele Chaves Amado (FGV CPDOC)

Doutoranda em História pela UNIRIO. Atualmente é Coordenadora da Documentação da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - RJ. Membro do Conselho Estadual de Arquivos (CONEARQ). Coordena o Projeto de Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do CPDOC.

Jorge Lopes (PUC-Rio)

Pos Doc em Engenharia na area de modelos 3D - Deakin University Australia || PHD em Design Products - Royal College of Art – London || Mestre pela COPPE em Engenharia || Graduado pela UFRJ - Desenho Industrial || Pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia - MCTIC || Pesquisador e Professsor da Pos Graduacao da PUC Rio || Coordenador do NEXT PUC Rio - Nucleo de Experimentacao Tridimensional da PUC Rio || Pesquisador Colaborador do Museu Nacional - LAPID - MN UFRJ || Pesquisador Colaborador do Museu do Amanhã.

Luís Velho (IMPA/UFRJ)

Luiz Velho e' pesquisador titular do IMPA - Instituto de Nacional Matematica Pura e Aplicada e coordenador do Laboratorio VISGRAF. Cursou bacharelado na ESDI / UERJ, mestrado no MIT Media Laboratory e doutorado em Ciencia da Computacao na Universidade de Toronto. Foi professor visitante no Courant Institute of Mathematical Sciences, pesquisador convidado do National Film Board do Canada, do HP Laboratory e da Microsoft Research Asia. Trabalhou na Fantastic Animation Machine em Nova Iorque e na Globo Computação Grafica, onde desenvolveu sistemas graficos. Seus interesses incluem fundamentos da computação grafica,modelagem geometrica, visualização e animação.

página pessoal: http://lvelho.impa.br/

Adolfo Ibañez Villa (Bau Kunst)

Doutorando pela PUC em Engenharia Civil 2018. Arquiteto pela Escola de Arquitetura de Valencia (2007) e Mestre em Restauração pela Fundação UPC (2007-09) e Teoria e História da Arquitetura pela Escola de Arquitetura de Barcelona (2011). Estudou um ano acadêmico Erasmus no Instituto de Architettura di Venezia (2004-05). Estudou em 1999 -2000 na Catedra de Gaudi em Barcelona. Dedica-se a pesquisa na área da Fotogrametria Digital em 2D e 3D, tendo trabalhado em vários projetos de restauração em Barcelona, Valencia e Rio de Janeiro.

página pessoal: https://sites.google.com/view/adolfo-bartolome-ibanez-vila/quem-sou

Daniel Morena (32 bits)

Daniel Morena é fundador e Diretor de Tecnologia à frente da 32Bits, estúdio de Design Interativo responsável pelo desenvolvimento de algumas das mais conhecidas instalações interativas no Brasil, como o "Beco das Palavras", no Museu da Língua Portugues, "Arte que revela História" no Catavento Cultural, "Livro-Obra" (uma aplicação para iOS que recria digitalmente o trabalho homônimo de Lygia Clark), bem como "IRIS" e "IRIS+", no Museu do Amanhã. Tem trabalhado por quase 20 anos, criando diálogos entre Arte, Cultura, Design e Tecnologia, e é responsável pelas pesquisas e produtos tecnológicos do estúdio. Desde 2018, leciona sobre Design de Experiência no curso Master de Design do Entretenimento promovido pelo IED Rio (Instituto Europeu de Design).

página 32 bits: http://sitev4.32bits.com.br/empresa/