Palestrantes convidados

O “II Encontro Research to Business 2021 - Desenvolvimento de projetos de Cidades do Futuro no Brasill” – que ocorre em formato virtual nos dias 8-9 de setembro de 2021 – tem a presença de stakeholders chave nacionais e internacionais das esferas públicas, diplomáticas, privadas e da academia. Este dialogo é fundamental para criar as bases de cooperação em prol da formação de cidades inteligentes sustentáveis no Brasil.

II ENCONTRO RESEARCH TO BUSINESS 2021

DIA I

4ª FEIRA, 8 DE SET. 2021

ABERTURA

10:00 – 10:20 BR / 15:00 – 15:20 CET

Francesco Azzarello, Embaixador

Embaixada da Itália no Brasil

Nasceu em Palermo em 23 de dezembro de 1958. É casado e tem duas filhas.

Possui formação universitária (1981) em Economia, pela Universidade LUISS de Roma. Está na carreira diplomática desde março de 1986, inicialmente trabalhou com Desarmamento e Controle de Armas junto à Direção Geral de Assuntos Políticos. Em 1988 foi Primeiro Secretário Comercial na Embaixada da Itália em Teerã. De 1991 a 1995 foi Cônsul em Adelaide, Austrália.

De volta para Roma, foi nomeado Regente do Departamento para a promoção da língua e cultura italianas junto às comunidades italianas no exterior, dentro da Direção Geral de Emigração e Assuntos Sociais. De 1997 a 2000, foi Vice-chefe de Missão na Embaixada da Itália em Tirana. De 2000 a 2003 esteve na Direção Geral para a Cooperação Econômica e Financeira Multilateral, Dívida Externa e Crédito à Exportação (Ministério das Relações Exteriores), também ocupando o cargo de Chefe da Delegação Italiana no Clube de Paris. De 2007 a 2008, esteve na Representação Permanente da Itália nas Nações Unidas em Nova York, onde foi Coordenador Político durante o biênio italiano como Membro não permanente do Conselho de Segurança. De 2008 a 2011, já de volta a Itália, ocupou o cargo de Chefe da Secretaria Particular do Subsecretário de Estado para Europa, União Europeia, Chifre da África e Italianos no mundo. De 2012 a 2016 foi Embaixador da Itália no Reino dos Países Baixos e Representante Permanente da Itália na Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), também ocupando o cargo de Presidente do Conselho Executivo da Organização (de 2015 a 2016). A 25 de junho de 2015, é agente do Governo na arbitragem entre Itália e Índia pelo acidente da Enrica Lexie. Depois de retornar ao Ministério, foi nomeado Diretor da Autoridade Nacional UAMA (Unidade Autorizações Materiais Armamento). Desde 7 de janeiro de 2020, é Embaixador da Itália no Brasil, com credenciamento secundário para o Suriname.

Claudio Castro, Governador

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nasceu em Santos, no interior do Estado de São Paulo. Ainda criança, veio morar na cidade do Rio de Janeiro. Em 2005, se formou em Direito. Além de advogado, também é músico, compositor e evangelizador. É casado e pai de dois filhos. Ao longo de 12 anos foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em 2016, ganhou as eleições para vereador da cidade do Rio pelo Partido Social Cristão (PSC), com mais de 10 mil votos, onde ocupou o cargo durante 2 anos. Participou ainda da Mesa Diretora da Câmara, na função de 2° Secretário. Em outubro de 2018 compôs a chapa na candidatura ao governo do Estado, vencendo com mais de quatro milhões e seiscentos mil votos válidos (4.675.355).

Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro 

Tem 51 anos, é marido da Cristine e pai do Bernardo e da Isabela. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Carioca orgulhoso – vascaíno e portelense -, começou a trabalhar pelo Rio ainda novo. Aos 23 anos, assumiu a Subprefeitura de Jacarepaguá e da Barra. Dois anos depois, foi eleito o vereador mais bem votado do Brasil. Em 1998, se tornou o deputado federal mais bem votado da cidade. Entre 2009 e 2016, foi Prefeito do Rio de Janeiro e, durante sua gestão transformou a vida de milhões de cariocas, criando as Clínicas da Família, o BRT, as novas UPAs, a Escola do Amanhã – ensino em tempo integral -, o Parque Madureira, o Bilhete Único, as EDIs, a Central 1746, e muitos outros projetos. Atualmente é o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.


Eliana Cardoso Emediato de Azambuja

Coordenadora-Geral de Transformação Digital

 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações


Paolo Miraglia Del Giudice

Consul Geral da Itália no Rio de Janeiro


DIA I

4ª FEIRA, 8 DE SET. 2021

"CIDADES DO FUTURO NO BRASIL. UMA ABORDAGEM SISTÊMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES"

10:30 – 11:15 BR / 15:30 – 16:15 CET


Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

Professora e Coordenadora da área de Tecnologias e Governos do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo

Fundação Getulio Vargas (FGVceapg)


Carlos Eduardo Cardoso, Responsável e-city,

Enel X Brasil


Janilson Bezerra

Head de Inovação de Desenvolvimento de Negócios

TIM Brasil


Luigi Lupoli

Vice-Presidente de marketing de produtos e coordenador de campanhas estratégicas para o mercado internacional

 Leonardo S.p.A

Luigi Lupoli é vice-presidente de marketing de produtos e coordenador de campanhas estratégicas para o mercado internacional da Leonardo. Coordena a atividade de desenvolvimento de mercado de Segurança Cibernética e Sistemas de Segurança da Informação, Proteção Interna e Comunicação Profissional, Controle e Gestão de Tráfego Aéreo, Sistemas de Manuseio de Bagagens, trabalhando em estreita colaboração com clientes e parceiros para identificar e buscar novas oportunidades que aumentem o mercado da empresa participação e presença no mercado internacional.
Anteriormente, foi chefe de Vendas Internacionais de Soluções de Segurança Cibernética, dando também sua contribuição para as iniciativas de desenvolvimento da plataforma de Inteligência Cibernética.
Possui mais de 30 anos de experiência profissional em produtos e soluções de alta tecnologia e TIC, ocupou funções de vendas, marketing e desenvolvimento de negócios, bem como posição de gestão com responsabilidade de P&L, chefe de filial regional e organização nacional para empresas multinacionais. Conhecimento do mercado Nacional e Internacional como Telecomunicações, Industrial e Utilities, Instituições Governamentais, com know-how em Segurança Cibernética e Física, Inteligência e Mineração, Análise de Sentimento e Comportamento, Gerenciamento de Redes, Gerenciamento de Dados e Solução Corporativa.
Foi membro do Grupo Tecnológico no Observatório Nacional de Segurança (OSN) dentro do Centro de Pesquisa do Ministério da Defesa italiano, foi membro do capítulo italiano da AFCEA e membro do GDL interno para RPAS e Resiliência ATM.

Filippo Scelza, Sócio-Diretor e Head de Assuntos Governamentais, Impetus Public Affairs

Mestre em Administração Pública, com ênfase em Políticas Públicas, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV) e pela Università Degli Studi di Bergamo (UniBg), Especialista em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV); Certificado em Negociações pela Harvard Business School, em Gestão de Projetos de Desenvolvimento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em Políticas Públicas no Contexto da Comunidade Europeia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE); Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É sócio e head de Relações Governamentais da consultoria Impetus Public Affairs; desempenha, também, as funções de Diretor e Coordenador do Comitê de Meio-Ambiente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG) e de Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTELECOM). Atuou como Subsecretário de Estado, coordenando diversos projetos de cooperação institucional, nacionais e internacionais, sendo responsável pelas políticas regulatórias de tecnologia e inovação; enquanto desempenhava suas funções no Governo do Estado do Rio de Janeiro, teve assento e voto no Conselho Nacional dos Secretários de Estado para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), no Consórcio de Integração dos Estados Sul e Sudeste (COSUD) e na Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (CPPDE).

DIA I

4ª FEIRA, 8 DE SET. 2021

"OS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES"

11:15 – 12:00 BR / 16:15– 17:00 CET

Antonella Cavallari, Secretária-geral

Instituto Italo-Latino-americano (IILA) 

Nasceu em Roma em 12 de junho de 1961. Formou-se na Universidade de Florença - Bacharel em Ciência Política (30 de abril de 1984) e pós-graduação em preparação para o Concurso para a Carreira Diplomática (Fondazione Studi e Ricerche Internazionali, 1985/86). Entrou na carreira diplomática, com especialização comercial (fevereiro de 1987) e realizou um curso de formação profissional no Instituto Diplomático (fevereiro - novembro de 1987). Além disso, ocupou as seguintes posições:

•    Secretária da Legação (novembro de 1987 a março de 1991) no Gabinete de Assuntos Europeus - Direcção-Geral dos Assuntos Económicos;
•    Primeira secretária comercial na Embaixada da Itália no Cairo (março de 1991 - agosto de 1995);
•    Participante do curso de treinamento em Administração de Empresas no Japão, com bolsa da União Europeia e do Governo Japonês (setembro de 1995 - janeiro de 1996);
•    Chefe da Seção Consular da Embaixada em Tóquio (fevereiro de 1996 a dezembro de 1998);
•    Chefe do Departamento responsável por Italianos no Exterior na Direção-Geral de Emigração e Assuntos Sociais (14 de dezembro de 1998-2005);
•    Chefe do Departamento para a Organização das Eleições Italianas no Exterior na Direção Geral de Italianos no Exterior e Políticas de Migração (setembro de 2005 - junho de 2006);
•    Chefe de Gabinete do Vice-Ministro das Relações Exteriores Franco Danieli, com delegado para italianos no exterior, assuntos orçamentários e organização da rede diplomática (julho de 2006 - abril de 2008);
•    Chefe de Gabinete do Subsecretário de Estado Vincenzo Scotti com delegado para os Países das Américas, ONU, relações com as regiões italianas em matéria de relações externas, questões financeiras e orçamentais (maio de 2008 a julho de 2009);
•    De licença em Brasília, acompanhando o marido, Embaixador da Itália no Brasil (2009-2012);
•    Embaixadora da Itália em Assunção (fevereiro de 2013 a agosto de 2016);
•    Vice-Diretora da Direção Geral de Globalização e Diretor Central para os Países da América Latina e Caribe (de setembro de 2016 até hoje);
•    Delegada do Governo Italiano à IILA e Vice-Presidente da mesma;
•    Atualmente, Secretária-Geral da IILA, Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana, desde 24 de fevereiro de 2019.
IDIOMAS: italiano, inglês, francês, português, espanhol
PRÊMIOS
• Ordem do Mérito da República Italiana na categoria de Cavaleiro Oficial;
• Ordem da Preciosa Coroa do Governo Japonês;
• Ordem do Mérito da República Federativa do Brasil;
• Ordem Nacional do Mérito da República do Paraguai no grau de Grã-Cruz;
• Ordem de Maio de Mérito da República Argentina no grau de Grande Oficial;
• Ordem Nacional do Rio Branco da República Federativa do Brasil no grau de Grã-Cruz;
• Bernardo O'Higgins Ordem da República do Chile no posto de Grande Oficial.

Marcia Massotti, Head of Sustainability

Enel do Brasil

Formada em Economia pela PUC-RJ, com mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ, pós-graduação em Marketing pelo IAG PUC, em Empreendedorismo pela ESPM e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Está no Grupo Enel há 12 anos e há seis como diretora da área de Sustentabilidade, sendo responsável pela implementação de toda estratégia de Sustentabilidade do grupo no Brasil. Antes, atuou no mercado financeiro e no setor de telecomunicações. Desde 2017 é membro do Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Luca Belli

Prof. Governança e Regulação da Internet e Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade

Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio)

Luca Belli é professor na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, onde coordena o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) e o projeto CyberBRICS. Luca é também Diretor da Conferência latino-americana sobre Computers Privacy and Data Protection (cpdp.lat) e membro do Board da Alliance for Affordable Internet. Mestre (JD) em direito pela Università degli Studi di Torino e doutor (PhD) em direito público pela Université Panthéon-Assas, Paris 2.


Jess Reia

Professora Assistente

Escola de Ciência de Dados, Universidade da Virgínia

Jess Reia é Professora da Escola de Ciências de Dados da Universidade da Virgínia. Foi Andrew W. Mellon Postdoctoral Researcher na McGill University entre 2019 e 2021, assim como BMO Fellow do Centro de Pesquisas Interdisicplinares de Montreal. Trabalhou como Professora e Líder de Projetos no Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio entre 2011 e 2019. Também atua como Fellow da iniciativa AI4HealthyCities da NewCities, membro do Conselho da Noite de MTL 24/24 em Montreal, e advisor do think tank Urban AI. Possui doutorado e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho foca nas relações de poder entre tecnologias, infraestruturas urbanas e pessoas.


Marco Saverio Ristuccia

Líder de projeto em infraestrutura e tecnologias verdes para o desenvolvimento sustentável

Fundação Getulio Vargas (FGV Europe)    

Marco Ristuccia ingressou na FGV em 2011 e atualmente é coordenador de projetos da FGV Europe, onde atua em infraestrutura e tecnologias verdes para o desenvolvimento sustentável. Antes disso, atuou como coordenador de projetos na FGV Projetos, com foco em Cidades Inteligentes e inovação tecnológica, infraestrutura e gestão e financiamento de utilidades, projetos de PPP, responsabilidade social corporativa e estruturação de relações empresa-território para “criação de valor” no setor de energia. Anteriormente, atuou como analista na avaliação econômico-financeira do perfil de risco de investimento da ENI, Dexia-Crediop, BNL-Paribas e Invitalia, e no setor de consultoria técnica na Itália (Éupolis Lombardia, Quesire srl, Struttura srl , Cles srl, Italian Consiglio per le Scienze Sociali, Federculture, Openeconomics). Mestre em Ciências Econômicas e graduado em Economia pela Universitá La Sapienza de Roma (Itália). Especializado em Matemática Probabilística para controle de risco financeiro.

DIA II

5ª FEIRA, 9 DE SET. 2021 

ABERTURA

10:00 – 10:20 BR / 15:00 – 15:20 CET

Paolo Miraglia Del Giudice, Cônsul-Geral

Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro

Nascido em Nápoles em 20 de junho de 1965. Graduado em Ciências Políticas junto ao Instituto Universitário Oriental de Nápoles. Ingressa na carreira diplomática em 1991. Após ter prestado serviço em Roma na Direção Geral para a Emigração e Assuntos Sociais, é nomeado Cônsul em Recife em 1995. Em seguida presta serviço na Embaixada da Itália em Londres como Conselheiro de imprensa de 1999 a 2003.
Assume em Roma o cargo de Chefe da Unidade América Central e Caribe em 2004. Cônsul Geral em Cantão em 2007 e Primeiro Conselheiro junto à Embaixada da Itália em Caracas, em 2011. Em seguida, assume as funções de Chefe da Unidade Europa Central junto à Direção Geral União Europeia em 2014. Desde 13 de agosto de 2018, Cônsul Geral no Rio de Janeiro. Agraciado em 2013 com a comenda de Cavaleiro Oficial da Ordem de Mérito da República.


Fabio Naro, Adido Científico

Embaixada da Itália no Brasil


Dr. Serginho, Secretário de Ciência

Tecnologia e Inovação, Governo do Estado do Rio de Janeiro

Dr. Serginho é advogado com ampla experiência em administração pública. Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá, foi eleito para o mandato de deputado estadual no período 2019/2023, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e se afastou do cargo para assumir a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nascido em Cabo Frio, casado e pai de uma filha, traz no currículo uma carreira construída em municípios da Região dos Lagos fluminense, onde ocupou o cargo de procurador-geral na cidade natal e também em Arraial do Cabo e Armação dos Búzios.

Eduardo Cavalieri

Secretário Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro  

Nascido, criado e formado no Rio, Eduardo Cavaliere estudou Direito e Matemática Aplicada na Fundação Getúlio Vargas (FGV) com bolsa integral e experiência internacional na China.

Realizador com experiência na sociedade civil, iniciativa privada e administração pública, Cavaliere é Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

DIA II

5ª FEIRA, 9 DE SET. 2021 

"ECOSSISTEMAS URBANOS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. EXPERIÊNCIAS DAS CIDADES DE MILÃO E DO RIO DE JANEIRO E OPORTUNIDADES DE COLABORAÇÃO BILATERAL NO MODELO CITY-TO-CITY COOPERATION"

10:30 – 11:15 BR / 15:30 – 16:15 CET


Silvia La Ferla,

Responsável da Unidade de relações e cooperação entre cidades

Gabinete do Prefeito de Milão, Cidade de Milão, Itália


Bruno Santos de Oliveira

Chefe da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais e Cooperação

Prefeitura do Rio de Janeiro

Formado em Direito e em Relações Internacionais, é diplomata de carreira do Serviço Exterior Brasileiro desde 2007. No exterior, serviu na missão do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, bem como na Embaixada do Brasil em Budapeste, como chefe do setor político. No Ministério das Relações Exteriores em Brasília, serviu na Secretaria de Planejamento Diplomático, na Assessoria de Imprensa e no Gabinete do Ministro de Estado.

Foi também titular da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional (SADI) do Ministério da Cultura e Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuou como Chefe de Gabinete.

Na iniciativa privada, trabalhou na PricewaterhouseCoopers do Brasil e na Subsea7 do Brasil, em ambos os casos na área de consultoria tributária.

É Chefe da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2021.

Andrea Aliscioni

Diretor de Serviços de Água, MM S.p.A.

Diretor do Serviço de Água da MM S.p.A., empresa pública que administra o serviço de água de Milão.
Graduado em engenharia ambiental, trabalhou no setor de meio ambiente por 20 anos, ocupando posições crescentes tanto no setor privado como no setor público, nacional e internacionalmente. A partir de 2013 atua na MM S.p.A. na função de Diretor de Serviços de Água. A gestão do serviço de água em Milão é caracterizada por desempenhos técnicos importantes, entre os quais se destacam a baixa percentagem de perdas de água na rede de distribuição e o reúso total da água purificada para fins de rega numa perspetiva consolidada de economia circular.

Alexandre Cardeman

Chefe Executivo Adjunto do Centro de Operações Rio

ALEXANDRE CARDEMAN, analista de Sistemas, pós-graduado em Tecnologias de Rede pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e em Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, possui cursos de especialização em Rede de Comunicação de Dados e em Segurança da Informação e curso de formação executiva em Sustentabilidade de Cidades na Universidade Internacional Menéndez Pelayo em Santander / Espanha.
Com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Gestão, possui grande experiência em desenvolvimento e coordenação de Projetos Corporativos de alto impacto para o setor público, tendo desempenhado diferentes papéis como líder na prefeitura do Rio de Janeiro.
Participou ativamente em posições estratégicas na coordenação e planejamento operacional de todos os grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro (Pan americano 2007, Rock in Rio, Rio+20, Jornada Mundial da Juventude, Jogos Mundiais Militares, Copa das confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos e Para Olímpicos 2016).
Tendo ocupado posições como: Chefe Executivo do Centro de Operações Rio - COR (2017/2018 A 2020), Diretor de Tecnologia do Centro de Operações Rio – COR (2010/ 2017) durante 7 anos e realizador da sua implantação e construção em 2010. Vice- Presidente da empresa municipal de TIC da cidade do RJ – IplanRio (2009/ 2010) e Coordenador de Infraestrutura e Redes de Comunicação na Secretaria Municipal de Fazenda da Cidade do RJ.
Participação como membro convidado no Plano Nacional de IOT desenvolvido pelo BNDES e participação na elaboração do Plano Nacional de Segurança Pública desenvolvido pelo Diretoria de Operações da SENASP vinculada ao Ministério da Justiça.
Atualmente Assessor especial do chefe executivo do centro de operações rio.

Marco Contardi

Coordenador de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, Cidades Inteligentes e sustentabilidade

Fundação Getulio Vargas (FGV Europe)

Marco Contardi ingressou na FGV em 2015 e atualmente é gerente de projetos da FGV Europe, onde atua nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, cidades inteligentes e sustentabilidade. Antes disso, trabalhou na FGV Projetos, coordenando projetos de desenvolvimento urbano, responsabilidade social e PPPs de serviços públicos. Iniciou sua carreira na empresa alemã Roland Berger Strategy Consultants e foi consultor sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF), onde apoiou a elaboração da Lei de PPP e do Piloto de PPP Programa do Governo Federal do Brasil no projeto Ferrovia Norte-Sul. Marco também trabalhou como pesquisador sênior no Instituto de Pesquisa da Região da Lombardia, na Itália, onde conduziu pesquisas nas áreas de desenvolvimento territorial, mudança climática e financiamento de infraestrutura. Mestre em Economia pela Universidade Luigi Bocconi de Milão, Itália. Ele concluiu cursos no Banco Mundial sobre Infraestrutura e Desenvolvimento e Análise Financeira para Projetos de Infraestrutura e na Partnership UK (UK PPP) sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Reino Unido.