Temas

Descubra os temas do evento virtual “II Encontro Research to Business 2021 - Desenvolvimento de projetos de Cidades do Futuro no Brasil”.

Cidades Inteligentes:

O paradigma da Smart City (Cidade Inteligente), o melhor da Cidade Sustentável Inteligente (Smart Sustainable City), é uma trajetória de inovação que pode ser trilhada pelas cidades brasileiras em prol do próprio desenvolvimento urbano sustentável. Nesse bojo, os stakeholders precisam cooperar e envidar esforços para fornecer soluções que atendam às necessidades da pessoa na vida urbana, as atividades empresariais e do meio ambiente.

Publicações:

 

Transformação digital:

A transformação digital é uma onda de inovação baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) – atrelada à revolução industrial 4.0 em andamento a nível global – que passou a operar mudanças nas organizações públicas e privadas, nos processos de produção de bens e serviços, na gestão do território, na esfera das relações sociais e das dinâmicas culturais. Com efeito, a sociedade atual está diante de uma transformação digital que se caracteriza como uma “revolução disruptiva”, gerando um novo patamar tecnológico, que expande e permite usos múltiplos, cria novas soluções e abre novos horizontes de atuação para instituições públicas, privadas e pela sociedade.

 

Energia:

O setor de energia está vivenciando diversas trajetórias de mudanças em termos de digitalização, descentralização e sustentabilidade. Existe uma continua busca de identificação de novas soluções para produzir, transmitir e distribuir uma energia segura, limpa e acessível para todos. Se estão criando então novos horizontes de mercado e de políticas públicas que são promissores para o futuro da energia. 

Publicações:

 

City-to City cooperation:

A cooperação entre entidades locais a nível subnacional é um caminho promissor para gerar novas experiências urbanas em prol do desenvolvimento sustentável. A cooperação entre cidades a nível global, permite uma valiosa troca de experiencias, boas práticas e transferências de conhecimento entre pares a fim de aprimorar sempre mais a gestão pública e identificar soluções inovadoras para as cidades. 

 

Recursos naturais:

Está ficando sempre mais em evidência a clara relação entre o meio ambiente e as atividades realizadas pelo homem. Isto gera um grande leque de oportunidades para os atores sociais que precisam identificar um conjunto de políticas públicas, instrumentos econômico-financeiros e soluções tecnológicas para preservar e conservar o capital natural para fornecer serviços ecossistêmicos para a sociedade, como também para o ambiente urbano.