O Desafio da Infraestrutura de Conectividade: Pilar habilitante para as Cidades Inteligentes Sustentáveis
Diante da necessidade de trazer novas soluções para os desafios das cidades, a atual sociedade está vivenciando as “revoluções” da sustentabilidade e da digitalização que prometem, agora e no futuro, benefícios para a sociedade civil, o poder público e o setor empresarial. Isto é, a sustentabilidade e a digitalização se configuram como caminhos interligados a serem trilhados para alcançar um desenvolvimento urbano sustentável. Nesse contexto, o paradigma da Cidade Inteligente (Smart City), ou melhor da Cidade Inteligente Sustentável (Smart Sustainable City), é o modelo de gestão urbana que permite essas “revoluções” ocorrer.
Neste bojo, a infraestrutura de conectividade multisserviços é um elemento fundamental e prioritário para a viabilização da digitalização do governo e das cidades, que por sua vez permite criar as condições para implementação de soluções, plataformas e serviços digitais necessários para a construção de uma cidade inteligente e sustentável.
Nesse cenário, o evento virtual aqui proposto tem como objetivo aquele de sensibilizar as entidades federativas brasileiras, bem como outros stakeholders da esfera pública, do setor privado e da sociedade civil, sobre a relevância da infraestrutura de conectividade multisserviços para concretizar as Smart Sustainable Cities no Brasil.
No evento virtual se apresentam os resultados do trabalho realizado pela FGV, em parceria com a CISCO: Um Framework Prático para Fomentar Oportunidades de Investimento em Infraestrutura de Conectividade Multisserviços para Habilitar a Implantação de Cidades Inteligentes e Sustentáveis no Brasil. Este documento apresenta o passo-a-passo estratégico-operativo, composto de etapas necessárias para a implementação da infraestrutura de conectividade multisserviços em âmbito urbano brasileiro, destacando aspectos de relevância de ordem jurídico, econômico-financeiro e de política pública.
A partir desta base de conhecimento, se abre uma discussão entre poder público, setor empresarial, instituições financeiras e acadêmicas, sobre as ações necessárias e concretas para a efetiva realização de investimentos em infraestrutura de conectividade multisserviços, destacando o papel crucial da cooperação entre o setor público e setor privado.