CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Avaliação anônima dupla (Double Blind Review) - os trabalhos serão examinados pela Comissão de Avaliação do SIMPOI, sem a identificação de seus autores. Os artigos serão encaminhados para, pelo menos, 2 (dois) avaliadores que não terão conhecimento da autoria desses artigos. Em caso de empate na avaliação, o artigo será encaminhado para um terceiro avaliador que também não terá conhecimento da autoria do artigo.
Procuramos, sempre que possível, evitar o encaminhamento de artigos de uma determinada instituição e, até mesmo cidade, para avaliadores da mesma instituição e cidade.
A Comissão de Avaliação:
Julgará os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, limitando a seleção ao número adequado para apresentação no tempo disponível no evento;
Não permutará trabalhos com outras Áreas Temáticas;
Julgará somente os trabalhos que cumprirem as normas de formato e prazo;
Não permitirá substituições.
FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO
· Artigos Científicos
Os artigos científicos deverão valorizar a conceituação e conter introdução (com os objetivos do trabalho), metodologia, análise dos resultados, conclusões e referências bibliográficas.
Devem ser articulados, sob o ponto de vista teórico, de maneira a orientar sua percepção conceitual e a consistente formulação das hipóteses, por meio de conceitos claramente definidos e referências a autores e trabalhos substantivos na área em quantidade adequada. O rigor de método deve assegurar as validades interna e externa; os procedimentos devem ser razoáveis e apropriados. É requerido que haja integração entre o método escolhido (qualitativo ou quantitativo), a questão de pesquisa e a teoria. O artigo deve, ainda, oferecer uma significativa contribuição para um dos dois campos de conhecimento: teórico ou teórico-empírico.
SEÇÃO 1 - CRITÉRIOS
A avaliação consiste da análise crítica de cada um dos seguintes quesitos por 2 revisores que atribuirão pontuação de 1 a 5:
1 - Fraco: O artigo é totalmente INCOERENTE e NÃO atende aos aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
2 - Regular: O artigo é POUCO COERENTE e atende, MINIMAMENTE, os aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
3 - Bom: O artigo é RAZOAVELMENTE COERENTE e atende, EM PARTE, os aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
4 - Muito Bom: O artigo é COERENTE e atende A MAIORIA dos aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
5 - Excelente ou Ótimo: O artigo é TOTALMENTE COERENTE e atende PLENAMENTE os aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
1) Consistência teórica: O artigo informa e permite o entendimento de uma teoria que é bem articulada e abrangente para possibilitar a percepção e formulação das hipóteses? Os conceitos estão bem definidos?
2) Revisão da literatura: A literatura relevante sobre o tema foi coberta de forma consistente? Autores e trabalhos importantes foram citados? Existe um número apropriado de referências (nem excessiva, nem limitada)?
3) Metodologia: O método utilizado (qualitativo ou quantitativo) é apropriado à questão de pesquisa e à teoria? A análise empírica é um bom teste da teoria e das hipóteses?
4) Adequação técnica e consecução de objetivos: Os procedimentos de análise dos dados foram usados correta e apropriadamente? Os principais pressupostos estatísticos estão respeitados? A amostra, as medidas, os métodos, as observações, os procedimentos e as análises asseguram as validades interna e externa?
5) Contribuição e conclusões: O trabalho apresenta uma contribuição significativa para a teoria, conhecimento empírico e/ou prática gerencial?
6) Qualidade, clareza e redação do texto: O texto apresenta boa redação, idéias bem conectadas e possui fácil leitura?
SEÇÃO 2 - Comentários do avaliador ao autor
O revisor deverá incluir comentários para auxiliar o autor em possíveis evoluções do artigo.
É recomendado que o revisor utilize uma forma sutil de explicar seus pontos de vista. A identidade do revisor não pode ser revelada.
As sugestões de melhorias recomendadas pelos avaliadores servem para futuras publicações.
Os trabalhos aceitos serão publicados na versão submetida para análise. Não haverá substituição de trabalhos após a avaliação.
SEÇÃO 3 - Avaliação Geral
Recomenda o trabalho para apresentação e publicação nos anais? (Sim/Não)
Recomenda o trabalho para premiação? (Sim/Não)
Sugere que este artigo seja encaminhado para a avaliação do JOSCM? (Sim/Não)
O JOSCM – Journal of Operations and Supply Chain Management – é um periódico eletrônico de padrão internacional associado ao SIMPOI, cujo objetivo é incentivar o avanço do conhecimento teórico e prático em POM, através da publicação de artigos com elevado rigor metodológico e relevância prática. (www.joscm.com.br)
· Casos de Ensino
SEÇÃO 1 - CRITÉRIOS
Considerará as seguintes definições, para a escala semântica de avaliação, sobre a coerência do caso quanto ao critério em análise e ao seu grau de atendimento:
1 - Fraco: O Caso é totalmente INCOERENTE e NÃO atende aos aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
2 - Regular: O Caso é POUCO COERENTE e atende, MINIMAMENTE, os aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
3 - Bom: O Caso é RAZOAVELMENTE COERENTE e atende, EM PARTE, os aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
4 - Muito Bom: O caso é COERENTE e atende A MAIORIA dos aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
5 - Excelente ou Ótimo: O caso é TOTALMENTE COERENTE e atende PLENAMENTE os aspectos/questões indicados (as) no critério em análise.
1) Adequação do caso aos objetivos de um caso de ensino: Um caso para ensino é a reconstrução, para fins didáticos, de uma situação organizacional que auxilie no desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). O Caso de ensino em análise possibilita: a) uma reflexão sobre uma situação real de uma organização em determinado período; b) a sua aplicação em uma determinada disciplina; c) uma articulação entre os conceitos teóricos com a prática vivenciada no mundo dos negócios; d) o conhecimento do funcionamento de uma empresa ou parte dela, assim como do pensamento dos gestores; e) a transferência para outras situações e a aprendizagem dos participantes por meio da discussão das situações abordadas.
2) Relevância para a Administração: O método do caso possibilita uma aprendizagem indutiva; resgata situações que requerem análise ou decisão gerencial dentro de uma área específica da Administração. Considere os seguintes aspectos em sua avaliação: a) o caso contém uma descrição clara de problemas gerenciais ou necessidade de tomada de decisões em uma área da Administração; b) as decisões geradas na discussão implicam reflexões relevantes sobre a prática da Administração; c) teorias subjacentes ao Caso que contribuem para a discussão e reflexões de problemas da área são identificáveis.
3) Informações do Caso: Casos de ensino podem ser produzidos a partir de informações coletadas no campo, junto a gerentes, envolvidos ou implicados na situação em análise, ou ainda a partir de relatórios técnicos ou artigos publicados na mídia sobre determinada organização. Considere os seguintes aspectos para balizar a sua avaliação sobre este critério: a) o caso contém informações suficientes para análise da situação e tomada de decisão; b) as informações contidas no caso são claras e permitem o estabelecimento de diversas possibilidades de relacionamentos causais que subsidiam a elaboração de argumentos dos participantes; c) O contexto e o período no qual a estória do caso se passa estão suficientemente descritos.
4) Apresentação: O texto de um caso deve ser denso o suficiente para gerar discussões em sala. Independente do nível de ensino ao qual ele será aplicado (graduação, pós-graduação, especialização etc), o texto do caso deve contar sua estória e apresentar as informações que se julgarem pertinentes ou possíveis de serem coletadas. Tabelas e figuras, importantes para informação, economizam texto e possibilitam apresentar dados concretos para fundamentar a discussão do caso. Informações como o contexto econômico, institucional e competitivo no qual a organização se insere, o organograma da empresa, informações contábeis, produtos ou serviços, gráficos sobre a evolução das vendas e do faturamento, legislação, artigos publicados na imprensa são exemplos de informações geralmente utilizadas. Considere os seguintes aspectos na avaliação deste critério: a) o texto do caso está claro, bem organizado e é capaz de despertar o interesse do leitor? b) os gráficos e quadros apresentam informações pertinentes ao contexto do caso? c) o texto está livre de erros de linguagem? d) as fontes de informação são citadas de forma adequada nos anexos? e) o caso contém detalhes descritivos, de forma sucinta, para sugerir de forma indireta, o tema do mesmo?
5) Imparcialidade do Escritor: O escritor de um caso seleciona fatos e depoimentos de uma situação específica e os apresenta de forma imparcial, por meio de uma narrativa impessoal, com o objetivo de substanciar a descrição do contexto, dos antecedentes e da situação problemática. Um aspecto importante do caso é que o escritor não deve expressar juízos críticos sobre os eventos e os depoimentos constantes no caso. Não se deve também tecer uma revisão bibliográfica ou fundamentação teórica sobre o assunto. Não se pretende persuadir o leitor, mas, sim, possibilitar o surgimento de diversas interpretações geradas pela discussão do caso pelos alunos em sala de aula.
6) Estilo do Texto: O texto deve ser capaz de atrair o leitor e animar a discussão do caso. Na análise deste critério, verifique: a) se a narrativa contém incidentes ou diálogos; b) tais eventos realçam os problemas do caso ou apontam para eles; c) se o autor do caso mantém sua autoridade e objetividade e não passa ao leitor a verdade vista somente do ponto de vista dos personagens (se for o caso, os relatos dos personagens do caso são colocados entre aspas como citação); d) o texto do caso permite que o leitor se coloque no papel do protagonista da tomada de decisão; e) os conflitos (se houver) entre os pontos de vista dos personagens são ressaltados na voz dos personagens.
7) Contribuição Geral para a Área: Cabe olhar o novo caso apresentado face ao acervo didático dos casos de ensino entre nós e à necessidade de estimular a interdisciplinaridade, perguntando: a) o caso inaugura ou inova algo significativo na tradição didática dos casos de ensino? b) O caso tem potencial para inspirar análises interdisciplinares e despertar o interesse do aluno de Administração para campos próximos? c) o caso em análise tem potencial para promover a aprendizagem e o desenvolvimento de competências dos alunos?
SEÇÃO 2 - Comentários do avaliador ao autor
O revisor deverá incluir comentários para auxiliar o autor em possíveis evoluções do caso.
É recomendado que o revisor utilize uma forma sutil de explicar seus pontos de vista. A identidade do revisor não pode ser revelada.
As sugestões de melhorias recomendadas pelos avaliadores servem para futuras publicações.
Os trabalhos aceitos serão publicados na versão submetida para análise. Não haverá substituição de trabalhos após a avaliação.
SEÇÃO 3 - Avaliação Geral
Recomenda o trabalho para apresentação e publicação nos anais? (Sim/Não)
Recomenda o trabalho para premiação? (Sim/Não)
Sugere que este caso seja encaminhado para avaliação da GVcasos? (Sim/Não)
A GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração é uma revista eletrônica da Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo que tem por objetivo veicular casos de ensino para uso em cursos de Administração.
A missão da GVcasos é fomentar a produção e o uso de casos de ensino em Administração, contribuindo para a disseminação do uso de casos como metodologia de ensino e aprendizagem em cursos de graduação, pós-graduação, especialização e educação continuada. (www.fgv.br/gvcasos)