SIMPOI 2018

  • SIMPOI 2018

    LOCAL DO SIMPOI 2018: RUA ITAPEVA, 432  BELA VISTA - SÃO PAULO - SP
    TEL. 3799-3440 / 7775

     

    XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018

    “OPERAÇÕES E A ECONOMIA CIRCULAR”

    A armadilha do luxo: “A busca da humanidade por uma vida mais fácil desencadeou forças imensas de mudança que transformaram o mundo de uma maneira que ninguém havia imaginado ou desejado” – Sapiens – Uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari

    Há 70 mil anos atrás a população mundial de humanos era aproximadamente igual à atual população da Grande São Paulo (Brasil). Ao longo de sua vida, esses humanos possuíam cerca de meia dúzia de objetos, todos eles muito simples e muito próximos dos materiais naturais que os compunham, tais como pedaços de madeira e lascas de pedras. Sua fabricação e uso não geravam problemas de deterioração ou degradação do meio ambiente.

    Hoje, os objetos que usamos são extremamente mais complexos, compostos por materiais e partes originárias dos quatro cantos do planeta, o que torna muito mais difícil de faze-los retornar ao estado inicial em que se encontravam na natureza. Nos últimos 50 anos nós destruímos 60% dos ecossistemas terrestres; na ECONOMIA CIRCULAR, os recursos que extraímos e utilizamos são mantidos em circulação e reaproveitados em cadeias integradas e circulares (“cradle to cradle”).

    O SIMPOI 2018 encoraja a apresentação de trabalhos que abordem os diversos aspectos desta operação, considerando temas que envolvam o enfoque sistêmico, a utilização reciclável, renovável e segura de materiais, projeto de produtos mais simples e eficazes, fáceis de se desmontar, durando mais e podendo ser reutilizados em parte ou no todo, processos que consumam menos recursos, evitando desperdícios (“lean production”) e planejando os fluxos circulares de retorno. Sua abrangência vai além da integração da cadeia de suprimentos e engloba a cadeia de retorno e reprocessamento, com aproveitamento dos próprios produtos remanufaturados, eventualmente em outras indústrias ou produtos e opções de reutilização em uma segunda ou terceira vida.

    Os modelos de negócio que suportam a efetiva circulação, substituindo o conceito de “posse” por uso compartilhado (uso eficiente de ativos), pagamento somente pela utilização, aluguel, empréstimo ou trocas, fazem parte da gama de temas que podem ser explorados. Inserem-se aí novos modelos de prestação de serviços ou GIG Economy, nos quais o vínculo empregatício e a entrega de valor acontecem em janela de tempo determinada, assemelhando-se mais a um projeto do que a uma operação contínua. Projetos e soluções inovadoras, para garantir maior longevidade dos produtos e serviços, sua remanufatura e processos de logística reversa, reciclagem, revenda e reaproveitamento de partes e de materiais também são vistos como temas prioritários.

    Além deles, o SIMPOI está aberto a todos os demais temas das Áreas de Produção, Operações, Logística, Projetos, Inovação e Empreendedorismo.

    Aguardamos sua colaboração e participação.

    A Comissão

     

    PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI

  • TEMPLATE PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

    Para a apresentação dos artigos, por favor, utilizar esse template.