a) Trabalhos de registro de história oral de artistas, movimentos culturais e intelectuais e práticas criativas. Enquadram-se resultados de pesquisa e projetos em andamento abordando:
1. Artistas e conjuntos de artistas, grupos, coletivos, movimentos, em diferentes linguagens e campos de atuação: música, literatura, artes plásticas, dança, circo, performance, fotografia, arte digital, cinema, slam, teatro etc.;
2. Momentos, movimentos e correntes artísticas;
3. História e cultura intelectual, intelectuais, obras do pensamento;
4. Manifestações culturais, independentemente de seu âmbito analítico (cultura popular, cultura erudita, cultura de massa etc.);
5. Utilização de relatos orais em estudos sobre o processo criativo, em articulação com ferramentas como a crítica genética.
b) Discussões sobre o caráter artístico e criativo agregado a trabalhos com narrativas pessoais. Enquadram-se propostas que discutam a história oral em suas comunicações com o fazer artístico. Entre outras possibilidades, contempla-se:
1. Aproximação da história oral a outras artes, como fotografia, desenho, vídeo, artes plásticas, arte digital etc.;
2. Interpretações de obras literárias baseadas na oralidade;
3. Discussões metodológicas sobre o emprego de técnicas advindas de campos como a literatura e a linguística tanto para a constituição quanto para a análise de fontes orais;
4. A relação entre história oral e história pública, discutindo a viabilidade e os procedimentos da difusão de trabalhos de história oral para públicos não especializados, por meio de diversos suportes, como o rádio, o cinema e o livro.
Esta renovação foi favorecida e estimulada pelo contato com outras ciências sociais e, a partir dessa visão interdisciplinar, a historiografia ampliou a definição do político, destacando como a História Política "liga-se, por mil vínculos, por toda espécie de laços, a todos os outros aspectos da vida coletiva" (RÉMOND, 2003, p. 35). Os novos rumos da historiografia contemporânea permitiram também o surgimento e a consolidação da História do Tempo Presente, que privilegiou a metodologia da História Oral e o uso de testemunhos e depoimentos como fontes, bem como os debates acerca das relações entre História e Memória e os usos políticos do passado (FERREIRA, 2018, p. 84). Entre as distintas temáticas consagradas dentro dos estudos do Tempo Presente, destacaram-se as pesquisas sobre as ditaduras civis-militares e os processos de redemocratização e Justiça de Transição na América Latina; os governos e projetos políticos das esquerdas no final do século XX e início do século XXI; os novos movimento sociais, as lutas políticas e sociais e suas interseções com as questões de gênero, raça e etnia; e, mais recentemente, o avanço das direitas e suas agendas, assim como o retorno de golpes de Estado. Este simpósio visa reunir trabalhos que, por diferentes perspectivas, dialoguem com esses eixos temáticos e apresentem interfaces entre a História Oral, História Política e Memórias no Tempo Presente.