Submissão de trabalhos

As submissões de propostas deverão ser feitas através do link: https://conferencias.fgv.br/erho

Orientações e datas para as submissões

 

  • Simpósios Temáticos: 

 

Período de inscrições: 23/06 a 30/07/2025.

Orientações:

A proposta de Simpósio Temático poderá ser feita por até 02 coordenadores(as), preferencialmente de instituições diferentes, sendo que ao menos uma pessoa propositora deverá ser Doutora e a segunda, quando for o caso, no mínimo mestre. Cada um deverá fazer e pagar sua inscrição separadamente. Após a aprovação e finalização do período de inscrições para comunicação oral, serão considerados efetivados aqueles que tenham atingido um mínimo de 5 trabalhos aprovados. 

Os Coordenadores de ST deverão se responsabilizar pela avaliação e seleção dos trabalhos propostos ao ST, assim como a distribuição de trabalhos ao longo dos dias e horários, em acordo com a Organização do evento. Caberá aos Coordenadores a gestão e coordenação do ST ao longo do evento. É de responsabilidade dos/as proponentes o conteúdo da proposta apresentada.

As propostas deverão conter:

  1. Título;
  2. Resumo (até 300 palavras);
  3. Palavras-chave (de 03 a 05);
  4. Nome dos/as Coordenadores/as;
  5. Vínculos institucionais dos/as Coordenadores/as.
  6. E-mail
  7. Link para o Currículo Lattes.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica do evento levando em consideração a relação com a metodologia de História Oral, clareza e consistência, diversidade institucional e/ou estadual. Estimula-se a presença de pessoas de diferentes áreas disciplinares, concorrendo para uma rica diversidade de olhares, abordagens e pesquisas.

 

  • Comunicações Orais em Simpósios Temáticos:

 

Período de inscrições: 05/08 a 07/09/2025.

Orientações para o envio de propostas de apresentação em ST:

Para a apresentação de trabalho nos STs, exige-se a titulação mínima de graduação. Cada inscrito poderá apresentar apenas 01 (um) trabalho em apenas 01 (um) ST. O inscrito deverá escolher 03 (três) STs, na ordem de sua preferência, para futura apresentação. Caso não seja aceito no primeiro, poderá ser realocado nas suas demais opções. Caso o ST seja cancelado, em razão de não atingir o número mínimo de 5 participantes aprovados, os inscritos serão realocados nas opções seguintes de sua escolha. Caso o trabalho não seja aprovado em nenhuma das opções, a inscrição será convertida, automaticamente, para a modalidade Ouvinte, sem a devolução de valores de inscrição. É de responsabilidade dos/as proponentes o conteúdo da proposta apresentada.

No caso de trabalhos em coautoria, deve-se observar o limite de 03 autores por proposta. O segundo ou terceiro autor poderá enviar um segundo trabalho, desde que na outra opção figure como primeiro autor. Todos os coautores deverão realizar inscrições e pagamentos separados.

As propostas deverão conter:

  1. Título;
  2. Resumo (de 150 a 300 palavras)
  3. Palavras-chave (de 03 a 05);
  4. Vínculos institucionais;
  5. E-mail para contato
  6. Link para o Currículo Lattes

 

  • Mostra Audiovisual:

 

Período de inscrições: 05/08 a 07/09/2025

As orientações serão disponibilizadas em breve.

 

 

  • Propostas de lançamento de livros e/ou materiais didáticos:

 

Período de inscrições: 05/08 a 07/09/2025

 

Orientações para o envio de propostas:

 

Os(As) autores(as) interessados(as) em realizar lançamento de livros e/ou de materiais didáticos deverão ser filiados à Associação Brasileira de História Oral e comprovar filiação através do e-mail historiaoral.sudeste2025@gmail.com. No assunto do e-mail, deverá ser incluída a expressão: “Lançamento de livro" ou “Lançamento de material didático”. Quando for possível, anexar também a este e-mail imagem da capa do livro e/ou material didático.

Já as propostas deverão ser submetidas através do link https://conferencias.fgv.br/erho/about/submissions

As propostas deverão conter:

  1. Nome do(a) autor(a);
  2. Filiação institucional;
  3. Título do livro ou do material didático;
  4. Editora;
  5. Cidade da editora;
  6. Ano de publicação. 

Será realizado o lançamento dos livros e/ou de materiais didáticos, apenas, de autores(as) presentes no evento. É de responsabilidade do(a) autor(a) o transporte dos livros e dos materiais didáticos até o local de lançamento. 

 

  • Fórum de Coletivos de História Oral

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Período de inscrições: 05/08 a 20/09/2025

Orientações para o envio de propostas:

O Fórum de Coletivos de História Oral tem o objetivo de reunir pessoas associadas a núcleos de História Oral de diferentes naturezas: laboratórios, memoriais, núcleos, grupos de pesquisa, ensino e extensão, movimentos sociais, museus, arquivos, centros culturais, entre outros coletivos que desenvolvam projetos de história oral (institucionalizados ou não). A inscrição é gratuita. Os Coletivos que se inscreverem até 20/09/2025 constarão no Programa oficial do evento. Poderão participar Coletivos que venham a se inscrever e manifestar interesse de participação após essa data. No entanto, neste caso, não poderemos garantir a inclusão na Programação oficial do evento a ser disponibilizada neste sítio eletrônico.

As propostas deverão conter:

  1. Nome do Coletivo
  2. Nomes dos/as representantes
  3. E-mail para contato
  4. Vínculo institucional (quando for o caso)
  5. Cidade e estado de origem
  6. Breve resumo de suas atividades (de 50 a 300 palavras)
  7. Site ou página em redes sociais (quando for o caso)

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  • Círculo de Cultura - Roda de Conversa sobre Experiências Educacionais de História Oral

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Período de inscrições: 05/08 a 20/09/2025

Orientações para o envio de propostas:

O círculo de cultura volta-se para o compartilhamento de trabalhos realizados por professores e professoras que atuam na Educação Básica e/ou desenvolvem trabalhos voltados para a Educação Básica. A expectativa do círculo é receber trabalhos tanto de educadores mais experientes quanto daqueles que se encontram no início de carreira, além de pessoas vinculadas a programas como o PIBID, PRP, PARFOR, Residência Pedagógica, entre outros.

As propostas deverão conter:

  1. Nome(s) do(s) participante(s);
  2. Vínculos institucionais;
  3. Título da experiência que pretende socializar;
  4. Resumo (de 150 a 300 palavras);
  5. Palavras-chave (de 03 a 05);